Testes

Testes

 

O RPG é conhecido por utilizar dados, mas nem todos os sistemas de RPG utilizam os mesmos dados. No caso deste sistema, utilizaremos os dados de seis lados, os mais comuns e populares dados cúbicos, presentes na maioria dos jogos de tabuleiro.

Dois dados de seis lados, que juntos podem resultar em no máximo 12 e em no mínimo 2. É um tipo de dado facilmente encontrado e fácil de se entender. Caso o personagem possua uma habilidade que seja relacionada com o teste, uma regra especial será aplicada.

 

Teste de Sorte com Modificador

O Zombie Survival precisa de pelo menos dois desses dados, como já foi dito, o raio de possibilidade de 2 até 12. Caso o resultado dos dados esteja acima da dificuldade é considerado acerto.

Os testes podem receber um modificador de atributo. O atributo será somado diretamente à rolagem de dados. Nem todos os testes receberão um modificador, como testes puramente de sorte.

Caso tenha a habilidade necessária, o jogador poderá jogar mais dados e escolher os maiores 2, 3 ou 4, dependendo do nível da habilidade.

“Dave tem 3 pontos no seu atributo de INT e tem a Habilidade de Ciências nível 2. Portanto se ele tentar descobrir se algum alimento está estragado ele iria rolar os dados. Como ele tem nível 2 de habilidade, poderia jogar 4 dados e escolher dois, no exemplo poderia ter tirado (1, 3,1, 2) escolhendo os dois maiores (2,3) teria 5, iria receber mais 3 pontos do atributo INT, o que daria 8 de resultado (5+3). Se a dificuldade fosse 8 por exemplo, a habilidade teria sido fundamental para o personagem a obter sucesso.”.

Mais de uma habilidade pode ser utilizada para as mesmas tarefas, mas não simultaneamente. O personagem pode escolher a habilidade de nível mais alto.

No exemplo, Dave poderia ter utilizado a habilidade de Ciência ou de Cozinha para descobrir se o alimento estava estragado. Imagine um caso de descobrir a causa da morte de uma pessoa, necessitaria de Ciências ou de Medicina.

Algumas tarefas só podem utilizar uma habilidade. Como cozinhar, que só pode utilizar cozinha ou fazer uma cirurgia que só pode usar medicina.

 

Dificuldades

A seguir uma tabela com as dificuldades dos testes, que o mestre deve escolher dependendo das circunstâncias.


Muito Fácil

5

Fácil

6

Normal

8

Pouco Difícil

10

Difícil

12

Especialista I

14

Especialista II

16

Especialista III

18

Mestre I

20

Mestre II

22

Dificuldade Máxima

24


 

Teste de Requerimento

Existe um tipo de teste mais simples, chamado de teste de requerimento, que não envolve sorte, apenas o atributo ou habilidade em questão. Como o nome já diz, é requerido um nível mínimo de um atributo ou habilidade para que o personagem obtenha sucesso. É utilizado em casos sem envolver a sorte, casos controlados e precisos, como por exemplo levantar um peso, etc.

Abaixo a tabela com a dificuldade de testes de requerimento de ATRIBUTOS que é diferente do teste de habilidades.

Dificuldade

Mínimo para Sucesso

Fácil

3

Normal

4

Difícil

5

Muito Difícil

6


         E a seguir a tabela com a dificuldade para testes de requerimento usando HABILIDADES como valor de referência.

Dificuldade

Mínimo para Sucesso

Fácil

2

Normal

5

Difícil

7

Muito Difícil

10


Segunda Tentativa

            Caso o personagem falhe em um teste, ele pode escolher entre tentar outra ação ou tentar o teste mais uma vez (a depender do mestre). Porém, a partir da segunda tentativa, o personagem perderá 1 ponto de consciência, pois a falha tem um efeito psicológico sobre o personagem

  

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