Testes
O RPG é conhecido por utilizar dados, mas nem todos os
sistemas de RPG utilizam os mesmos dados. No caso deste sistema, utilizaremos
os dados de seis lados, os mais comuns e populares dados cúbicos, presentes na
maioria dos jogos de tabuleiro.
Dois dados de seis lados, que juntos podem resultar em no
máximo 12 e em no mínimo 2. É um tipo de dado facilmente encontrado e fácil de
se entender. Caso o personagem possua uma habilidade que seja relacionada com o
teste, uma regra especial será aplicada.
Teste de Sorte com Modificador
O Zombie Survival precisa de pelo menos dois desses dados,
como já foi dito, o raio de possibilidade de 2 até 12. Caso o resultado dos
dados esteja acima da dificuldade é considerado acerto.
Os testes podem receber um modificador de atributo. O
atributo será somado diretamente à rolagem de dados. Nem todos os testes
receberão um modificador, como testes puramente de sorte.
Caso tenha a habilidade necessária, o jogador poderá jogar
mais dados e escolher os maiores 2, 3 ou 4, dependendo do nível da habilidade.
“Dave tem 3 pontos
no seu atributo de INT e tem a Habilidade de Ciências nível 2. Portanto se ele
tentar descobrir se algum alimento está estragado ele iria rolar os dados. Como
ele tem nível 2 de habilidade, poderia jogar 4 dados e escolher dois, no exemplo
poderia ter tirado (1, 3,1, 2) escolhendo os dois maiores (2,3) teria 5, iria
receber mais 3 pontos do atributo INT, o que daria 8 de resultado (5+3). Se a
dificuldade fosse 8 por exemplo, a habilidade teria sido fundamental para o
personagem a obter sucesso.”.
Mais de uma habilidade pode ser utilizada para as mesmas
tarefas, mas não simultaneamente. O personagem pode escolher a
habilidade de nível mais alto.
No exemplo, Dave poderia ter utilizado a habilidade de
Ciência ou de Cozinha para descobrir se o alimento estava estragado. Imagine um
caso de descobrir a causa da morte de uma pessoa, necessitaria de Ciências ou
de Medicina.
Algumas tarefas só podem utilizar uma habilidade. Como
cozinhar, que só pode utilizar cozinha ou fazer uma cirurgia que só pode usar
medicina.
Dificuldades
A seguir uma tabela com as dificuldades dos testes, que o
mestre deve escolher dependendo das circunstâncias.
Muito Fácil
5
Fácil
6
Normal
8
Pouco Difícil
10
Difícil
12
Especialista I
14
Especialista II
16
Especialista III
18
Mestre I
20
Mestre II
22
Dificuldade Máxima
24
Teste de Requerimento
Existe um tipo de teste mais simples, chamado de teste
de requerimento, que não envolve sorte, apenas o atributo ou habilidade em
questão. Como o nome já diz, é requerido um nível mínimo de um atributo ou
habilidade para que o personagem obtenha sucesso. É utilizado em casos sem
envolver a sorte, casos controlados e precisos, como por exemplo levantar um
peso, etc.
Abaixo a tabela com a dificuldade de testes de
requerimento de ATRIBUTOS que é
diferente do teste de habilidades.
Dificuldade |
Mínimo para Sucesso |
Fácil |
3 |
Normal |
4 |
Difícil |
5 |
Muito
Difícil |
6 |
E a seguir a tabela com a dificuldade para testes de
requerimento usando HABILIDADES como
valor de referência.
Dificuldade |
Mínimo para Sucesso |
Fácil |
2 |
Normal |
5 |
Difícil |
7 |
Muito
Difícil |
10 |
Segunda Tentativa
Caso o personagem falhe em um teste, ele pode escolher
entre tentar outra ação ou tentar o teste mais uma vez (a depender do mestre).
Porém, a partir da segunda tentativa, o personagem perderá 1 ponto de
consciência, pois a falha tem um efeito psicológico sobre o personagem
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