Todos os personagens possuem dentro de si Deus e Lúcifer,
inevitavelmente possuem qualidades e proporcionalmente defeitos, cabe ao
jogador escolher os mais pertinentes e interessantes para um jogo.
Cada personagem pode ter até 4 itens de qualidade ou
defeito. Cada qualidade deve ser compensada por um defeito. No caso das
qualidades/defeitos, que são os dois ao mesmo tempo, não é necessário
compensar.
Tipos de Qualidade e Defeito
Existem 3 tipos de qualidades e
defeitos, as qualidades e defeitos Físicos,
Mentais e Sociais e como você deve imaginar, são equivalentes aos atributos
do jogo. Não quer dizer que cada tipo de qualidade ou efeito afete somente um
atributo, mas há duas regras que não podem ser quebradas quanto a qualidades e
defeitos. A regra da Redundância,
que impede o jogador de ter duas qualidades do mesmo tipo ou dois defeitos do
mesmo tipo. Há também a regra da Incoerência,
no caso de qualidades opostas a defeitos que não podem estar presentes num
mesmo personagem. Há também qualidades do tipo Alternativo, ou seja, não têm relação direta a nenhum atributo,
pode ser considerada outro tipo de Qualidade ou Defeito e assim como para os
outros tipos se aplicam as regras de incoerência e redundância.
Qualidades/Defeitos
Gênio, Tipo Mental – Pessoas superdotadas tendem a ter uma grande
inteligência, porém são geralmente menos extrovertidas que a média. Têm +1 em
INT e -1 em SOC.
Psicopata, Tipo Mental – Psicopatas podem ser pessoas muito inteligentes e ao
mesmo tempo sociais, apesar de sua vontade de ferir as pessoas ao seu redor,
física ou psicologicamente. Tem +1 em INT, +1 em SOC porém tem que rolar um
teste de sorte toda vez que conhecer alguém novo para decidir se deve mata-lo,
prejudica-lo. Psicopatas também tem a consciência invertida, para cada pessoa
que ele matar, prejudicar ou permitir morrer, recebe +1 de consciência, ajudar
as pessoas sem receber recompensa faz perder 1 ponto de consciência e
psicólogos podem detectar psicopatas.
Frio, Tipo Mental – Pessoas frias nem sempre são ruins, mas tem
problemas em lidar com outras pessoas, a não ser que estejam mortas. Têm +1 em
todas habilidades de combate, porem -1 em SOC, e não pode ficar traumatizado
nem entrar em pânico. Assim como pessoas frias não são afetadas pela
moral/consciência.
Sensível, Tipo Mental – Pessoas sensíveis são geralmente mais sociais, porém
mais suscetíveis a ficarem em choque, traumatizadas ou entrarem em pânico ou
depressão. Recebe +2 de SOC, e tem pontos de necessidades mentais dobrados
(perde o dobro e recebe o dobro).
Humilde, Tipo Social – Pessoas humildes são geralmente mais sábias e mais
felizes. Têm -1 de SOC, mas recebem +2 pontos de consciência por boa ação.
Atleta,
Tipo Físico – Atletas geralmente não desenvolvem muito sua capacidade
intelectual pois usam todo seu tempo maximizando o potencial de suas capacidades
físicas. Têm -1 de INT e +1 de FIS.
Rebelde,
Tipo Social, oposto de Soldado – Rebeldes são movidos por ideias,
princípios, ideologias próprias e odeiam o sistema e figuras de autoridade. Têm
+1 de liderança, porém não irá obedecer a ninguém, com exceção de que seja
outro rebelde. Toda vez que acatar ordens de algum não rebelde perde 1 de moral.
Soldado,
Tipo Social, oposto de Rebelde. – Ao contrário do rebelde, irá receber
ordens de quase qualquer um, mas executará suas ordens bem e sem questionar.
Recebe +1 de modificador sempre que seguir a ordem de outra pessoa, mas não
pode recusar as ordens de um líder. Se recusar uma ordem de alguém com
liderança, perde 1 de moral.
Kamikaze,
Tipo Mental – Um kamikaze se sacrifica para poder vencer o inimigo. O
personagem fica com 10 em uma habilidade, caso a ação resulte em sua morte,
mesmo que ele sempre procure situações que coloquem sua vida em risco. Perde a
Qualidade/Defeito, caso sobreviva. Caso este personagem atinja o nível de moral
mínima ou não passe no teste de suicídio, ele irá para uma missão suicida que
possa ajudar o grupo de alguma forma.
Honesto,
Tipo Social, oposto de Mentiroso – Um homem bom é um homem honesto, as
pessoas confiam em você, e você não trai a confiança delas. Têm +1 de SOC, mas
não pode mentir, nunca. Caso minta perde 2 de consciência.
Indeciso,
Tipo Mental - Tantas decisões, você não
consegue escolher. Têm +1 em um atributo ou habilidade aleatório e -1 em um
atributo aleatório. Esses atributos/habilidades mudam a cada dia.
Jovem, Tipo Alternativo – A
vantagem da jovialidade física vem com o custo da inexperiência. +1 em FIS e -2
de habilidades no início do jogo.
Velho, Tipo Alternativo – Os
anos não foram gentis com você, as a vida dura lhe ensinou muitas lições
importantes. -1 em FIS e +2 pontos de habilidades no início do jogo.
Qualidades
Workaholic, Tipo Mental –
São os viciados em trabalho, pessoas
que realmente gostam e trabalham o tempo todo. Sua vida é o seu trabalho. Têm
+1 nas habilidades da profissão.
Silver Tongue, Tipo
Social – Pessoas com uma incrível
habilidade de persuasão, e outras habilidades sociais. Têm +1 em SOC. Precisa
ter SOC 4 no mínimo.
Discreto,
Tipo Físico – Possui uma aprimorada habilidade de não ser percebido pelas
pessoas ao seu redor. Têm +1 de modificador em testes de Furtividade.
Olho
de Águia, Tipo Físico – Pode ver as coisas mais distantes, mais distantes
do que a maioria veria pelo menos. Têm +1 em Armas de Fogo e pode ver as coisas
antes que as outras pessoas.
Audição
apurada, Tipo Físico - Permite ao personagem ouvir melhor que os demais.
Lutador,
Tipo Físico – Lutadores são mestres no combate desarmado. Têm +1 de
modificador em testes de combate Desarmado.
Duro
de Matar, Tipo Alternativo – Algumas pessoas simplesmente não morrem.
Situações que matariam outros personagens não matam este personagem, pelo menos
não na primeira tentativa.
Sortudo,
Tipo Alternativo – Receba 2 de modificador para testes de sorte.
Criativo,
Tipo Mental – Receba +1 em Ciências e em Administração.
Rico/Famoso,
Tipo Alternativo – Possui grande quantidade de recursos, e de contatos que
podem auxiliar durante o jogo.
Corajoso,
Tipo Mental, oposto de Trauma/Fobia/Covarde – Muitos chamam de tolice,
mesmo assim, se ninguém tiver coragem, estamos perdidos. Têm +1 nas habilidades
de combate e não pode ficar traumatizado ou em pânico, assim como não pode ter
traumas ou fobias.
Herói,
Tipo Mental, Oposto de Psicopata/Covarde - Ao ser exposto a qualquer
situação que levaria ao pânico, fica com 6 em todos os atributos até que a
situação acabe.
Barriga
de Ferro, Tipo Físico – Não passa mal devido a ingestão de alimentos de
origem duvidosa / vencidos.
Camelo,
Tipo Físico – Gasta metade da água durante atividade física.
Metabolismo
lento, Tipo Físico – Gasta metade das calorias durante atividades físicas.
Popular,
Tipo Social – Pessoas populares se sentem mais confortáveis quando cercadas
por outras pessoas lhe dando atenção. Ganha +1 de Moral para cada pessoa no
grupo.
Estudado
– Parte de sua vida foi estudando,
sempre foi primeiro da turma e sempre teve facilidade de entender quase tudo.
+1 em INT.
Condicionamento Físico – Seu tempo na academia ajudou
a preparar seu corpo para todo tipo de desafio, levantamento de pesos a uma
maratona de 50 quilômetros com zumbis, +1 em FIS.
Vida Social – Festas, eventos, a vida era
curtir e conhecer pessoas, a vantagem é que lidar com grupos de pessoas e expressar
suas ideias mesmo em um mundo cheio de mortos vivos não é problema nenhum, +1
em SOC.
Determinação – Nada pode te impedir de
conquistar e alcançar seus objetivos, custe o que custa. +1 No atributo de sua preferência.
Boa Índole – Durante toda sua vida ajudar
os demais foi uma prioridade, sem nunca pedir nada em troca. Inicia com medidor
de karma no máximo (preenchido completamente).
Indicação Profissional – Para entrar em sua carreira,
recebeu ajuda não necessariamente por seu próprio mérito. Não precisa cumprir
os requisitos da profissão.
Defeitos
Covarde, Tipo Mental, oposto de
Corajoso/Herói – Não pode entrar em
situações que causem medo, como enfrentar zumbis sozinho, ou lutar
contra alguém. Caso entre em alguma situação perigosa entrará em pânico. Perde
o dobro de moral caso aliados morram.
Viciado em Drogas, Tipo
Mental – O personagem é viciado em
alguma droga, seja álcool, cigarro ou drogas mais pesadas. O personagem precisa
consumir a droga uma vez pelo menos a cada 24 horas, se não irá ficar com -1 em
todos os atributos e habilidades. Para cada dia sem a droga o personagem perde
1 de moral.
Mentiroso, Tipo Social, Oposto de Honesto –
Seu personagem tem uma fama de desonesto, portanto ninguém acredita em suas
palavras, mesmo que sejam verdadeiras... o que não são. Têm – 1 de SOC.
Trauma, Tipo Mental,
Oposto de Corajoso/Herói – O personagem tem trauma
de algo, caso seja exposto ao seu trauma, o personagem entre em pânico. O
personagem não pode contar seu trauma para os outros jogadores.
Fobia, Tipo Mental,
Oposto de Corajoso/Herói – Todos têm algum medo, seu
personagem tem um que o faria se matar ao invés de entrar no banheiro se tiver
uma aranha lá dentro. O personagem não pode fazer nada contra sua fobia, a não
ser superá-la. Quando o personagem for exposto à sua fobia ele deve realizar um
teste de INT, na dificuldade máxima, o teste pode ser auxiliado por psicologia.
Se passar a fobia é superada, se falhar ele entra em pânico.
Metabolismo Acelerado,
Tipo Físico, Oposto de Metabolismo Lento – Consome
o dobro de calorias do que um personagem normal.
Anfíbio, Tipo Físico,
Oposto de Camelo – Consome o dobro de água
do que um personagem normal.
Solitário, Tipo Social,
Oposto de Psicopata - Têm -1 em SOC e não
recebe bônus de líderes ou psicólogos.
Déficit de inteligência – Devido a alguma má formação no cérebro ou alguma
condição psiquiátrica desconhecida, sempre teve dificuldade em concentrar-se e
aprender. -1 em INT.
Sedentário – A vida
passou diante de seus olhos na tela de uma televisão ou monitor de computador.
Subir escadas muitas vezes precisa ser pensado duas vezes. -1 em FIS.
Passado Sombrio – Toda
sua vida foi permeada de ações questionáveis e egoístas, que muitas vezes prejudicaram
outras pessoas para o benefício próprio. Inicia o medidor de karma no mínimo
(todos espaços em branco).
Regra de Redundância
Esta regra surgiu na versão 1.4, por causa de
qualidades/defeitos que se anulavam, criando um modo de apenas receber as
recompensas das qualidades/defeitos e não as penalidades. Por este motivo, esta
regra existe, onde os jogadores podem possuir qualidades de um só tipo, assim
como defeitos de um só tipo. Isso conta somente para qualidades, qualidades/defeitos
e defeitos separados, por exemplo: Um jogador pode ter uma Qualidade/Defeito
Mental, uma Qualidade Mental e um Defeito Mental, nesse caso é permitido. O que
é proibido é o jogador ter duas Qualidades/Defeitos Mentais, ou duas Qualidades
ou dois Defeitos do mesmo tipo.
Regra de Incoerência
A regra de incoerência é irmã gêmea da regra de
redundância, implantada na mesma versão e pelo menos motivo. Esta regra, diz
que é proibido ter uma qualidade oposta a um defeito, pois iria resultar um
dado incoerente e nulo. As qualidades podem ser compensadas por qualquer
defeito, de qualquer tipo, com exceção daqueles defeitos que são opostos a essa
qualidade. Não somente compensada, mas o personagem não pode ter
simultaneamente uma Qualidade e um Defeito opostos, não importando se eles se
compensam ou são compensados por outros.
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