É fundamental em qualquer sistema de RPG, seja qual
for, haver personagens, os personagens devem possuir características únicas e
específicas. Os jogadores devem criar os seus respectivos personagens, os quais
vão interpretar e o mestre deverá criar os seus personagens (NPCs) os quais
participarão da história e irão interagir com os personagens dos jogadores.
Para se criar o personagem, é
necessária uma ficha de personagem, que pode ser feita em uma folha de papel ou
em um arquivo no computador. Esta ficha irá conter todas as informações do
respectivo personagem, desde as mais básicas e simples até as mais específicas
e complexas.
Primeiramente, deve ser escolhido um
nome para o personagem, algo muito importante, pois o nome diz muito sobre
alguém, sua origem, sua família, sua cultura, sua religião etc. Quanto a
origem, alguém com um nome japonês, veio provavelmente do Japão, ou sua família
é descendente de japoneses, inevitavelmente, mesmo que possa haver exceções que
devem ser explicadas no Background. Pode ter também um apelido que não é menos
importante que o nome, mas é opcional.
Uma vez escolhido o nome, deve ser
escolhida a idade do personagem, algo igualmente importante, pois a idade pode
refletir no trabalho do personagem, em seu modo de agir e pensar assim como em
seu background.
Todos os personagens têm um emprego,
uma profissão, mesmo que seja desempregado no momento, o personagem tem de ter
feito algo e sua vida. Cada profissão tem um requerimento de habilidades
mínimas para ser executado, que o personagem será obrigado a ter. Os pontos
gastos para pagar a habilidade mínima do emprego serão descontados dos pontos
do personagem.
Deverá ser descrita a aparência do
personagem, como ele é e como ele se veste, o que pode ajudar a narração a se
tornar mais envolvente assim como dizer muito sobre cada personagem. Claro que
a aparência deve ser condizente com o emprego, idade e personalidade do
personagem.
A personalidade do personagem deve
condizer com seu emprego e idade, e ser explicada no background, que será
explicado no próximo parágrafo. A personalidade do personagem é como ele pensa
e age, se ele é calmo ou agitado, introvertido ou extrovertido, honesto ou
desonesto, crítico ou conformado, preguiçoso ou prestativo, se é humilde ou
arrogante, entre outras características.
O background do personagem é a sua
história pessoal, sua biografia, de onde veio, o que fez e o que tinha em mente
para o futuro. Deve conter toda sua história e os personagens de sua história,
pais, avós, irmãos, amigos ou inimigos, não necessariamente todos, mas os mais
importantes para o seu personagem. Deve descrever como se tornou a pessoa que é
hoje (Aparência, personalidade e emprego).
O inventário do personagem são os
objetos que o personagem carrega com ele. Para ser realista, o inventário é bem
limitado, por exemplo, apenas objetos considerados pequenos podem ser
carregados em uma bolsa ou nos bolsos de um casaco ou calça. Para carregar
objetos maiores, será necessária uma mochila, mesmo assim, nem todos os objetos
podem ser carregados no inventário. Alguns objetos só podem ser carregados na
mão do personagem, como armas grandes (a não ser que tenha bandoleira) ou
objetos grandes como um pneu de carro ou uma bicicleta.
Armas não podem ser colocadas nos
bolsos, pelo menos a maioria delas. Com exceção a revólveres pequenos,
canivetes ou facas pequenas, as outras armas não podem ser levadas nos bolsos.
Armas de tamanho médio, como pistolas ou facas maiores, só podem ser carregas
nas mãos. Pistolas podem ser guardadas em coldres, mas facas devem ser apenas
carregadas nas mãos. As armas pequenas nas mãos não impedem ações, assim como
as médias, porém, as grandes ou as muito grandes (como rifles de assalto ou
bazucas) impedem o personagem de por exemplo subir escadas, dirigir um carro.
O personagem só pode começar com
armas caso seja parte do emprego do personagem ou haja uma explicação no
background. O background deve ser analisado pelo mestre e aprovado. Caso não
seja aprovado, o mestre deve pedir ao jogador que refaça o background.
Backgrounds devem ser rejeitados por serem: Muito curtos, muito rasos, não explique
o personagem por completo (nome, idade, emprego, aparência, personalidade e
inventário) ou apresente incoerências ou contradições.
O que irá definir principalmente a
eficiência do personagem serão suas habilidades, qualidades e atributos. Este
sistema de RPG foi feito para ser o mais simples e prático possível, portanto
são apenas três atributos, SOC, FIS e INT, são atributos que não podem ser
mudados durante o jogo. O personagem pode distribuir 9 pontos pelos atributos,
sendo o mínimo 1 e o máximo 6 em cada atributo. O normal são 3 em cada, mostrando
um personagem mediano. Para mais informações consulte o capítulo de Atributos.
As habilidades são Armas de Fogo,
Armas Brancas, Desarmado, Demolição, Condução, Persuasão, Liderança,
Furtividade, Cozinha, Reparos, Ciências, Medicina, Informática, Eletrônica,
Psicologia e Administração. São 16 habilidades, cada uma pode ir até o nível 10,
o jogador começa com 4 a 6 pontos para distribuir nas habilidades. No jogo não
há níveis ou pontos de experiência, o personagem melhora suas habilidades ou as
desenvolve após utilizá-las. Para mais informações consulte o capítulo de
Habilidades.
Assim como os atributos, as
qualidades são características irreversíveis e podem ajudar muito o personagem.
Mas não se engane, são facas de dois gumes, pois para cada qualidade, o
personagem terá um defeito. Para informações mais completas consulte o capítulo
de Qualidades.
E por fim os Efeitos, que nada mais são os efeitos ativos no personagem e causaria alterações no modo em que ele é interpretado, alteraria os modificadores de testes e até mesmo a aparência/personalidade.
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