Criando um Personagem


Criando um Personagem

 

            É fundamental em qualquer sistema de RPG, seja qual for, haver personagens, os personagens devem possuir características únicas e específicas. Os jogadores devem criar os seus respectivos personagens, os quais vão interpretar e o mestre deverá criar os seus personagens (NPCs) os quais participarão da história e irão interagir com os personagens dos jogadores.

            Para se criar o personagem, é necessária uma ficha de personagem, que pode ser feita em uma folha de papel ou em um arquivo no computador. Esta ficha irá conter todas as informações do respectivo personagem, desde as mais básicas e simples até as mais específicas e complexas.

            Primeiramente, deve ser escolhido um nome para o personagem, algo muito importante, pois o nome diz muito sobre alguém, sua origem, sua família, sua cultura, sua religião etc. Quanto a origem, alguém com um nome japonês, veio provavelmente do Japão, ou sua família é descendente de japoneses, inevitavelmente, mesmo que possa haver exceções que devem ser explicadas no Background. Pode ter também um apelido que não é menos importante que o nome, mas é opcional.

            Uma vez escolhido o nome, deve ser escolhida a idade do personagem, algo igualmente importante, pois a idade pode refletir no trabalho do personagem, em seu modo de agir e pensar assim como em seu background.

            Todos os personagens têm um emprego, uma profissão, mesmo que seja desempregado no momento, o personagem tem de ter feito algo e sua vida. Cada profissão tem um requerimento de habilidades mínimas para ser executado, que o personagem será obrigado a ter. Os pontos gastos para pagar a habilidade mínima do emprego serão descontados dos pontos do personagem.

            Deverá ser descrita a aparência do personagem, como ele é e como ele se veste, o que pode ajudar a narração a se tornar mais envolvente assim como dizer muito sobre cada personagem. Claro que a aparência deve ser condizente com o emprego, idade e personalidade do personagem.

            A personalidade do personagem deve condizer com seu emprego e idade, e ser explicada no background, que será explicado no próximo parágrafo. A personalidade do personagem é como ele pensa e age, se ele é calmo ou agitado, introvertido ou extrovertido, honesto ou desonesto, crítico ou conformado, preguiçoso ou prestativo, se é humilde ou arrogante, entre outras características.

            O background do personagem é a sua história pessoal, sua biografia, de onde veio, o que fez e o que tinha em mente para o futuro. Deve conter toda sua história e os personagens de sua história, pais, avós, irmãos, amigos ou inimigos, não necessariamente todos, mas os mais importantes para o seu personagem. Deve descrever como se tornou a pessoa que é hoje (Aparência, personalidade e emprego).

            O inventário do personagem são os objetos que o personagem carrega com ele. Para ser realista, o inventário é bem limitado, por exemplo, apenas objetos considerados pequenos podem ser carregados em uma bolsa ou nos bolsos de um casaco ou calça. Para carregar objetos maiores, será necessária uma mochila, mesmo assim, nem todos os objetos podem ser carregados no inventário. Alguns objetos só podem ser carregados na mão do personagem, como armas grandes (a não ser que tenha bandoleira) ou objetos grandes como um pneu de carro ou uma bicicleta.

            Armas não podem ser colocadas nos bolsos, pelo menos a maioria delas. Com exceção a revólveres pequenos, canivetes ou facas pequenas, as outras armas não podem ser levadas nos bolsos. Armas de tamanho médio, como pistolas ou facas maiores, só podem ser carregas nas mãos. Pistolas podem ser guardadas em coldres, mas facas devem ser apenas carregadas nas mãos. As armas pequenas nas mãos não impedem ações, assim como as médias, porém, as grandes ou as muito grandes (como rifles de assalto ou bazucas) impedem o personagem de por exemplo subir escadas, dirigir um carro.

            O personagem só pode começar com armas caso seja parte do emprego do personagem ou haja uma explicação no background. O background deve ser analisado pelo mestre e aprovado. Caso não seja aprovado, o mestre deve pedir ao jogador que refaça o background. Backgrounds devem ser rejeitados por serem: Muito curtos, muito rasos, não explique o personagem por completo (nome, idade, emprego, aparência, personalidade e inventário) ou apresente incoerências ou contradições.

            O que irá definir principalmente a eficiência do personagem serão suas habilidades, qualidades e atributos. Este sistema de RPG foi feito para ser o mais simples e prático possível, portanto são apenas três atributos, SOC, FIS e INT, são atributos que não podem ser mudados durante o jogo. O personagem pode distribuir 9 pontos pelos atributos, sendo o mínimo 1 e o máximo 6 em cada atributo. O normal são 3 em cada, mostrando um personagem mediano. Para mais informações consulte o capítulo de Atributos.

            As habilidades são Armas de Fogo, Armas Brancas, Desarmado, Demolição, Condução, Persuasão, Liderança, Furtividade, Cozinha, Reparos, Ciências, Medicina, Informática, Eletrônica, Psicologia e Administração. São 16 habilidades, cada uma pode ir até o nível 10, o jogador começa com 4 a 6 pontos para distribuir nas habilidades. No jogo não há níveis ou pontos de experiência, o personagem melhora suas habilidades ou as desenvolve após utilizá-las. Para mais informações consulte o capítulo de Habilidades.

            Assim como os atributos, as qualidades são características irreversíveis e podem ajudar muito o personagem. Mas não se engane, são facas de dois gumes, pois para cada qualidade, o personagem terá um defeito. Para informações mais completas consulte o capítulo de Qualidades.

            E por fim os Efeitos, que nada mais são os efeitos ativos no personagem e causaria alterações no modo em que ele é interpretado, alteraria os modificadores de testes e até mesmo a aparência/personalidade.

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