Karma


Karma


O karma é uma das últimas regras adicionadas ao jogo e consiste em levar em consideração o que o jogador faz para as pessoas a sua volta. Ações boas aumentam o medidor de karma e ações ruins reduzem o medidor.
O medidor tem 8 espaços, todos os jogadores começam com 4 desses espaços preenchidos (com exceção aos jogadores com Boa Índole ou Passado Sombrio). Cada ação considerada positiva e solidária (sem exigir nada em troca) preencherá 1 espaço do medidor. Cada ação negativa apenas com intenção de benefício próprio reduzirá um ponto no medidor.
Em situações em que o jogador conheça um novo personagem, o mestre deverá escrever em um papel (sem que o jogador veja) X números entre 2 e 12. Sendo X o número de espaços não preenchidos no medidor de karma do jogador. O jogador rolará então dois dados, caso a soma desses dados seja igual a qualquer dos números selecionados pelo mestre, o novo personagem tentará prejudicar o jogador inevitavelmente, porém o jogador não poderá saber até que ocorra a traição desse novo personagem. O mestre deverá manter o papel para mostrá-lo ao jogador uma vez que a traição ocorra contra ele. Após a ocorrência da traição, um dos espaços do medidor de karma será aumentado. Se nenhum dos valores corresponder ao resultado dos dados, o personagem tentará ajudar o jogador.
A dica para o mestre usar da melhor maneira o sistema de karma é fazer parecer que o personagem quer ajudar sempre, assim o jogador não saberá se será traído ou ajudado até que seja tarde demais para se proteger.

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