Karma
O karma é uma das últimas
regras adicionadas ao jogo e consiste em levar em consideração o que o jogador
faz para as pessoas a sua volta. Ações boas aumentam o medidor de karma e ações
ruins reduzem o medidor.
O medidor tem 8 espaços,
todos os jogadores começam com 4 desses espaços preenchidos (com exceção aos
jogadores com Boa Índole ou Passado Sombrio). Cada ação considerada positiva e
solidária (sem exigir nada em troca) preencherá 1 espaço do medidor. Cada ação
negativa apenas com intenção de benefício próprio reduzirá um ponto no medidor.
Em situações em que o
jogador conheça um novo personagem, o mestre deverá escrever em um papel (sem
que o jogador veja) X números entre 2 e 12. Sendo X o número de espaços não
preenchidos no medidor de karma do jogador. O jogador rolará então dois dados,
caso a soma desses dados seja igual a qualquer dos números selecionados pelo
mestre, o novo personagem tentará prejudicar o jogador inevitavelmente, porém o
jogador não poderá saber até que ocorra a traição desse novo personagem. O
mestre deverá manter o papel para mostrá-lo ao jogador uma vez que a traição
ocorra contra ele. Após a ocorrência da traição, um dos espaços do medidor de
karma será aumentado. Se nenhum dos valores corresponder ao resultado dos
dados, o personagem tentará ajudar o jogador.
A dica para o mestre usar
da melhor maneira o sistema de karma é fazer parecer que o personagem quer
ajudar sempre, assim o jogador não saberá se será traído ou ajudado até que
seja tarde demais para se proteger.
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