Capítulo do Mestre

Capítulo do Mestre


            Neste capítulo haverá algumas dicas, conselhos e regras para os mestres que forem narrar este sistema. O mestre de qualquer sistema deve estar preparado para poder narrar, conhecendo bem o sistema e o cenário.

Conhecimento
            O conhecimento por partes dos personagens deve ser limitado, quanto a infecção e a transformação. Nada os impede de descobrir esse tipo de informação, porém, devem ser avisados que começar o jogo se comportando como alguém que sabe tudo sobre o vírus seria considerado meta-game, cabe ao mestre punir e inibir este tipo de comportamento.

Objetivo do Mestre
O objetivo do mestre não é matar os personagens, nem mantê-los vivos, mas sim proporcionar um jogo interessante para todos. Alguns mestres podem começar a tentar matar ou proteger alguns personagens a todo custo, porem isto é errado, o que se deve fazer é expor os personagens a obstáculos e dificuldades com possibilidade de sucesso e erro, dando a liberdade para o personagem escolher o seu próprio destino.



Comportamento dos Zumbis
Os zumbis têm um comportamento com um padrão muito forte, que é que eles não fazem nada praticamente durante o dia, mas durante a noite perseguem sobreviventes mesmo que estejam longe. Isto se aplica a todos os tipos de zumbi. Ou seja, durante a noite ocorre algo chamado de Night Attack, onde uma horda de zumbis cerca os personagens e tentam pegá-los de qualquer maneira. Ao amanhecer os zumbis recuam para seus esconderijos no escuro, mesmo que alguns permaneçam nas ruas durante o dia, eles evitam se movimentar.
Durante o dia os zumbis não são inofensivos, se virem, ouvirem ou sentirem um humano muito perto, eles irão atacar.

Comprometimento com a Realidade
O mestre deve estar atento aos detalhes do sistema para proporcionar realismo ao jogo, detalhes como as circunstâncias em um tiroteio, o inventário, o sistema de munições e dano além do sistema de sobrevivência.

        
NPCs (Non-playable characters)
            Os NPCs são essenciais, tanto em jogos solos ou de grupos, pois proporcionam maior interação entre o mestre e os demais jogadores. Os NPCs devem possuir fichas, com atributos e habilidades decididas pelo mestre e um background opcional. NPCs devem ser tratados igualmente aos jogadores, não dando preferência a este viver ou morrer.
           
Pontos de Atenção
            O mestre deve prestar atenção nas informações e dados as quais ele deve alterar, em primeiro lugar, guardar nomes, datas e lugares sobre a narração. Depois lembrar de sempre anotar quando um personagem faz um teste de habilidade para que ele as desenvolva. Lembrar de calcular a munição utilizada pelos jogadores e outros itens e etc.

Outras Regras
Existem outras regras, que apesar de não menos importantes, não necessitam de tanto destaque. Por exemplo, jogadores não podem mostrar as fichas de seus personagens para outros jogadores, assim como o mestre não pode revelar este tipo de coisa para outros jogadores.
O mestre deve ter consciência de tudo o que ocorre no jogo, caso não esteja ciente de algo, não é válido. Também, caso um jogador faça uma ação secreta, ou seja, que somente ele e o mestre tem conhecimento, os jogadores devem agir como se não soubessem, com preferência que não haja. Então, caso um jogador queira fazer uma ação secreta, aconselha-se que ele sussurre para o mestre ou use outro meio de se comunica apenas com o mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário