Capítulo do Mestre
Neste capítulo haverá algumas dicas, conselhos e regras
para os mestres que forem narrar este sistema. O mestre de qualquer sistema
deve estar preparado para poder narrar, conhecendo bem o sistema e o cenário.
Conhecimento
O conhecimento por partes dos personagens deve ser limitado,
quanto a infecção e a transformação. Nada os impede de descobrir esse tipo de
informação, porém, devem ser avisados que começar o jogo se comportando como
alguém que sabe tudo sobre o vírus seria considerado meta-game, cabe ao mestre
punir e inibir este tipo de comportamento.
Objetivo do Mestre
O objetivo
do mestre não é matar os personagens, nem mantê-los vivos, mas sim proporcionar
um jogo interessante para todos. Alguns mestres podem começar a tentar matar ou
proteger alguns personagens a todo custo, porem isto é errado, o que se deve
fazer é expor os personagens a obstáculos e dificuldades com possibilidade de
sucesso e erro, dando a liberdade para o personagem escolher o seu próprio
destino.
Comportamento dos Zumbis
Os zumbis
têm um comportamento com um padrão muito forte, que é que eles não fazem nada
praticamente durante o dia, mas durante a noite perseguem sobreviventes mesmo
que estejam longe. Isto se aplica a todos os tipos de zumbi. Ou seja, durante a
noite ocorre algo chamado de Night Attack, onde uma horda de zumbis cerca os
personagens e tentam pegá-los de qualquer maneira. Ao amanhecer os zumbis
recuam para seus esconderijos no escuro, mesmo que alguns permaneçam nas ruas
durante o dia, eles evitam se movimentar.
Durante
o dia os zumbis não são inofensivos, se virem, ouvirem ou sentirem um humano
muito perto, eles irão atacar.
Comprometimento com a Realidade
O
mestre deve estar atento aos detalhes do sistema para proporcionar realismo ao
jogo, detalhes como as circunstâncias em um tiroteio, o inventário, o sistema
de munições e dano além do sistema de sobrevivência.
NPCs (Non-playable characters)
Os NPCs são essenciais, tanto em jogos solos ou de
grupos, pois proporcionam maior interação entre o mestre e os demais jogadores.
Os NPCs devem possuir fichas, com atributos e habilidades decididas pelo mestre
e um background opcional. NPCs devem ser tratados igualmente aos jogadores, não
dando preferência a este viver ou morrer.
Pontos de Atenção
O mestre deve prestar atenção nas informações e dados as
quais ele deve alterar, em primeiro lugar, guardar nomes, datas e lugares sobre
a narração. Depois lembrar de sempre anotar quando um personagem faz um teste
de habilidade para que ele as desenvolva. Lembrar de calcular a munição
utilizada pelos jogadores e outros itens e etc.
Outras Regras
Existem
outras regras, que apesar de não menos importantes, não necessitam de tanto
destaque. Por exemplo, jogadores não podem mostrar as fichas de seus
personagens para outros jogadores, assim como o mestre não pode revelar este
tipo de coisa para outros jogadores.
O
mestre deve ter consciência de tudo o que ocorre no jogo, caso não esteja
ciente de algo, não é válido. Também, caso um jogador faça uma ação secreta, ou
seja, que somente ele e o mestre tem conhecimento, os jogadores devem agir como
se não soubessem, com preferência que não haja. Então, caso um jogador queira
fazer uma ação secreta, aconselha-se que ele sussurre para o mestre ou use
outro meio de se comunica apenas com o mestre.
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