Efeitos
Os
personagens querendo ou não, são seres humanos e tem necessidades e
sentimentos, assim como são afetados pelo ambiente positiva ou negativamente. A
fome, a sede e o sono, ou o efeito das drogas e do álcool devem ser relatadas,
assim como doenças graves ou não, ou até mesmo a infecção zumbi. Abaixo você
encontra uma tabela, com os efeitos mais comuns que um personagem pode vir a
sentir. Quase todos os efeitos a seguir causam ônus ou bônus nas habilidades ou
atributos do personagem, talvez até mesmo a morte.
Efeito
|
Modificador
|
Efeito
|
Modificador
|
Privação de
Sono
|
-1 em todos atributos
|
Sede
|
-1 em todos atributos
|
Fome
|
-1 em todos atributos
|
Pânico
|
0 em todos atributos e habilidades.
|
Ferimento
leve
|
0
|
Ferimento Grave
|
-1 FIS
|
Ferimento
Muito Grave
|
0 em FIS
|
Álcool
|
-1 em INT
|
Maconha
|
Retira o Efeito do Pânico e -1 de INT
|
Cocaína
|
+1 FIS
|
Heroína
|
Retira o pânico.
|
Morfina
|
Retira o pânico e anula o efeito do ferimento grave.
|
Infecção Estágio
1
|
-1 FIS
|
Infecção Estágio 2
|
-2 FIS -1 INT
|
Infecção
Estágio 3
|
-3 FIS -2 INT -2 SOC
|
Infecção Estágio 4
|
COMA.
|
Muita Fome
|
-2 em todos os atributos.
|
Muita Sede
|
-2 em Todos os atributos.
|
Privação de
Sono Grave
|
-2 em todos atributos.
|
Outra Infecção estágio 1
|
Agravamento do ferimento.
|
Outra
infecção estágio 2.
|
Agravamento do ferimento.
|
Outra infecção estágio 3
|
Necrose.
|
Outra
infecção estágio 4
|
Infecção generalizada, morte.
|
Dor.
|
-1 em todos atributos.
|
Medo
|
-1 em testes que não envolvam
escapar.
|
Privação de drogas
|
-1 em todos os atributos.
|
Privação
prolongada de Drogas.
|
-2 em todos os atributos.
|
Privação terminal de drogas.
|
Suicídio.
|
Adrenalina
|
+1 em FIS.
|
Passando mal.
|
-1 FIS.
|
Perda de
Sangue
|
-1 FIS
|
Depressão
|
-1 em Habilidades
|
Efeitos Específicos
Existem
alguns efeitos específicos para certas partes do corpo do personagem, como no
caso dos ferimentos e das fraturas. Cada parte do corpo resulta em uma
penalidade para personagem, a seguir as penalidades:
Cabeça, Ferimento Muito Grave: Um
ferimento muito grave na cabeça pode levar a morte em questão de momentos, o
personagem perde todo seu controle, seus atributos vão a zero, assim como as
habilidades, qualquer outro efeito negativo leva o personagem a desmaiar.
Braços, Ferimento Grave: Além de
perder 1 de FIS por causa do efeito de ferimento, perde 1 nos testes de combate
de qualquer tipo.
Braços, Ferimento Muito Grave: Um
Ferimento Muito Grave nos dois braços torna o personagem debilitado,
impedindo-o de executar qualquer ação que envolva o uso de seus braços.
Pernas, Ferimento Grave: Um
Ferimento Grave em uma das Pernas, além de tirar 1 de FIS, ainda irá constar
como modificador -1 para qualquer teste que envolva as pernas, assim como reduz
o máximo que o personagem anda por torno para 5 e o máximo sem perder o turno
para 1,5 metros.
Pernas, Ferimento Muito Grave: Um
Ferimento Muito Grave em uma das pernas é suficiente para impedir o personagem
de se mover, causando o efeito de Parado, assim como tirando todo seu atributo
FIS. Mesmo assim o personagem ainda pode atirar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário